Os números estão em todas as situações do nosso dia a dia, porém eles só servem, de maneira geral, para 4 objetivos:
(1) Contagens
(2) Ordenações
(3) Codificar
(4) Ordenar
Veremos todos esses objetivos em apenas uma situação, para entender como eles realmente funcionam.
Torneio de Cubo Mágico
Neste final de semana acontecerá um torneio de cubo mágico na sua escola, onde ganha quem montar o cubo no menor tempo possível, ou seja, quem conseguir colocar os quadradinhos de cores iguais todos juntos.
A professora avisou na quarta-feira que 12 alunos irão participar, e que espera que 25 pessoas irão assistir o torneio. Todos ficarão na quadra da escola, que possui 700 m².
No dia do torneio, cada aluno recebeu um número que foi colado na sua camisa. Ao final do torneio, 3 alunos ganharam medalhas, Joana em primeiro lugar, Marcos em segundo e Sérgio em terceiro, ficando então nos pódios 1º, 2º e 3º.
Identificando
Durante a narrativa, destacamos os momentos em que vimos a utilização dos números, mas com qual objetivo foi usado cada um?
Situação 1 – 12 alunos irão participar – CONTAR
Na primeira situação os números foram usados para contar a quantidade de alunos que irão participar.
Situação 2 – 25 alunos irão participar – CONTAR
Novamente usamos os números para contar.
Situação 3 – Todos ficarão na quadra da escola, que possui 700 m² – MEDIR
Nessa situação os números foram usados para medir a quadra.
Situação 4 – cada aluno recebeu um número que foi colado na sua camisa – CODIFICAR
Os números foram usados para codificar, ao dar a cada aluno um número que o represente.
Situação 5 – 3 alunos ganharam medalhas – CONTAR
Aqui usamos para contar o número de finalistas.
Situação 6 – nos pódios 1º, 2º e 3º – ORDENAR
Ao destacar uma ordem nos pódios, estamos usando os números para ordenar.
Conclusão
Percebemos que podemos identificar a utilização dos números em diversas fases de um acontecimento, mas que estão limitados a quatro funções, sendo elas: contar, ordenar, codificar e ordenar.
Sugiro que tentem identificar em outros momentos do seu dia a dia, para que possam fixar as ideias.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). ENSINO FUNDAMENTAL LIVRO DO ESTUDANTE. Brasília: MEC, 2006.
BIANCHINI, Edwaldo. Matemática Bianchini 6º ano. 1º ed . São Paulo: Moderna, 2016.