Entende-se, intuitivamente, que uma equação linear é uma equação que é representada graficamente por uma linha, ou reta, e para isso é necessário que todas as suas variáveis estejam elevadas ao expoente 1.
Sendo assim, pressupomos que nem todos os coeficiente, nem todas as variáveis, são iguais a zero.
Um sistema de equações lineares é um conjunto finito formado por essas equações e que permite uma, infinitas ou nenhuma solução.
Um sistema de equações lineares é um conjunto de retas e a sua solução é dada pelo ponto de interseção entre esses retas, ou seja:
(1) Uma Solução – Sistema Possível e Determinado (SPD)
Existe um ponto de interseção, que é o ponto que responde simultaneamente todas as equações. Essa solução é denominada como ênupla ordenada, pois não se conhece no número de variáveis das equações.
Para um sistema de funções afins, encontramos um par ordenado que resolva o sistema, pois existem apenas duas variáveis (x,y).
(2) Infinitas Soluções – Sistema Possível e Indeterminado (SPI)
Como o sistema é formado por retas, terá infinitas soluções quando as retas forem coincidentes, ou seja, se tocarem em todos os pontos.
(3) Nenhuma Solução – Sistema Impossível (SI)
Para que não possua solução, as retas não devem se tocar em nenhum ponto, ou seja, devem ser paralelas e para isso basta que possuam as mesmas inclinações, mas toquem o eixo y em pontos diferentes.
Normalmente vemos um sistema em sua forma matricial, que se mostra uma forma bastante eficiente de visualizar e manipular essas equações.
A esse sistema, podemos relacionar as 4 matrizes abaixo.
(1) Matriz aumentada ou matriz de coeficientes
(2) Matriz incompleta
(3) Matriz coluna das incógnitas
(4) Matriz coluna dos termos independentes
ANTON, Howard; RORRES, Chris. Álgebra Linear com Aplicações. 10. ed. Rio Grande do Sul: Bookman,2010.
KOLMAN, Bernard; HILL, David Ross. Introdução a Álgebra Linear Com Aplicações. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC,2018.
LEON, S. J. .Álgebra Linear Com Aplicações. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018.