Ainda não entende o conceito de função? Clique aqui.
Basicamente, as questões de função afim para o Enem consistem em saber montar, através dos dados da questão, a equação abaixo. Para isso, iremos primeiro entender o que cada elemento representa separadamente e, só após, aplicá-los nas questões.
Uma função afim é dada por equação do primeiro grau, portanto, possui a seguinte estrutura:
A função afim é também conhecida como função linear, pois o seu gráfico é dado por uma reta, o que nos permite dizer que o seu crescimento é sempre dado em parcelas iguais. Em outras palavras, a variação é igual em qualquer ponto do gráfico, por isso, conhecendo apenas 2 pontos podemos formar uma reta, pois através de dois pontos podemos medir a variação.
Olhando para o gráfico, vemos que, a partir do momento que a reta se desloca em relação ao eixo x, ela também se desloca para cima, mas quanto?
Podemos definir a inclinação da reta, ou coeficiente angular, como a razão entre a variação no eixo y e a variação no eixo x considerando dois pontos (x_1,y_1) e (x_2,y_2) pertencentes a reta.
Estudaremos agora o valor de b, termo independente, ou coeficiente linear, são os nomes dados ao termo que não vem acompanhado de variável.
Mas o que é o coeficiente linear?
O coeficiente linear representa o ponto em que a reta corta o eixo, representa também o valor da função quando x é igual a zero. Tomemos o exemplo da equação f(x)= 5x+10. Lembrando que f(x)=y.
Ao substituirmos x por 0, encontraremos o valor de y, ou f(x), nesse ponto.
Ou seja, o ponto (0,10) pertence a reta. Isso só é possível porque todo número multiplicado por 0 é igual a zero.
Agora que já entendemos o significado de cada, iremos ver como eles são cobrados na prova do Enem.
1º Questão) (Enem PPL 2017) Um sistema de depreciação linear, estabelecendo que após 10 anos o valor monetário de um bem será zero, é usado nas declarações de imposto de renda de alguns países. O gráfico ilustra essa situação.
Uma pessoa adquiriu dois bens, A e B, pagando 1.200 e 900 dólares, respectivamente. Considerando as informações dadas, após 8 anos, qual será a diferença entre os valores monetários, em dólar, desses bens?
a) 30
b) 60
c) 75
d) 240
e) 300
A questão nos pede para encontrar a diferença entre os valores dos bens após 8 anos, ou seja:
Iremos montar as funções que descrevem o processo de depreciação, em outras palavras, iremos montar a função descrita por essa reta.
Bem A
Sabemos que no tempo 0, o valor do bem A é de 1200 dólares, portanto, o coeficiente linear é de 1200.
Para encontrar o valor da inclinação, precisamos de apenas dois pontos. Usaremos os pontos (0,1200) e (10,0).
Sabemos, a partir da inclinação, que o bem sofre uma depreciação de 120 dólares ao ano.
Logo, o preço do produtos após 8 meses é:
Bem B
Coeficiente Linear: 900
Coeficiente angular (inclinação da reta):
Preço do produto B após 8 meses.
Sendo assim, a diferença entre os preços é de:
Ou seja, a alternativa correta é a letra B.
2º Questão)(Enem PPL 2017) Em um mês, uma loja de eletrônicos começa a obter lucro já na primeira semana. O gráfico representa o lucro (L) dessa loja desde o início do mês até o dia 20. Mas esse comportamento se estende até o último dia, o dia 30.
A representação algébrica do lucro (L) em função do tempo (t) é
a) L(t) = 20t + 3.000
b) L(t) = 20t + 4.000
c) L(t) 200t =
d) L(t) 200t – 1.000
e) L(t) 200t + 3.000
Novamente iremos começar encontrando o coeficiente linear primeiro. Vemos, a partir do gráfico, que a reta corta o eixo y em -1000, ou seja, b = -1000.
Partindo de dois pontos, encontramos a inclinação. Pertencem ao gráfico os pontos (0,-1000), (5,0), (20,3000). Escolhendo os dois primeiros, temos:
Assim sendo, a representação algébrica do lucro em função do tempo é:
Alternativa correta – Letra D.