Que nos diz que para todo elemento a pertencente ao conjunto A existe um elemento b pertencente ao conjunto B. Sendo o pares (a,b) e (a,c) pertencentes a função, podemos dizer que o elemento b é igual ao elemento c, pois, para que seja uma função, não pode haver dois correspondentes no conjunto B, apenas um.
Dada a função f de A em B ou a aplicação, transformação ou mapeamento de A em B (todos usados como sinônimo de função), chamamos A de domínio, onde um elemento qualquer do conjunto será chamado de variável independente, pois os valores correspondentes em B serão dependentes dos elementos do domínio.
Nesse caso, o contradomínio é o conjunto B, melhor dizendo, onde estarão os elementos correspondentes. A partir da definição, vemos que todos os elementos do conjunto A pertencem a função, enquanto nem todos os elementos do conjunto B pertencem. Pensemos numa aplicação do conjunto dos números naturais no conjunto dos números reais, onde f(n) = 2n.
Portanto, vemos que todos os elementos correspondentes se encontram no conjunto dos números reais, porém, nem todos os elementos do conjunto são correspondentes.
Ao conjunto dos elementos do contradomínio, conjunto B, que realmente são correspondentes, chamamos imagem. Voltando ao exemplo anterior, o conjunto Imagem seria formado pelos números naturais pares.
(Questão 1) Considere A = {0,1,2,3,4} e B = {0,2,4,9,16} e a lei b = a² que associa o elemento a de A e o elemento b de B. Essa relação é uma função? Justifique.
Não é uma função, pois o elemento 1 não possui correspondente em B.
(Questão 2) Determine o conjunto imagem das funções abaixo.
Tendo em vista o que foi estudado, sabemos que o conjunto imagem será os valores de g(x), f(x) e h(x).
(Questão 3) Determine os zeros da função.
a) f(x) = 5x – 25
b) g(x) = x³ – 8
c) p(x) = 0,25x + 4
O zero da função significa o valor de x quando a imagem é igual a zero. Nesse caso, iremos igualar f(x), g(x) e p(x) a zero, encontrando os respectivos valores: 5, 2, -16.
BARROSO, Juliana Matsubara. Conexões com a Matemática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2010
DANTE, Luiz Roberto. Matemática. 1.ed .São Paulo: Ática, 2005.
OLIVEIRA, J. U. C. L. de. Introdução aos Princípios de Mecânica Clássica. In:_____. Função. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
3 - Monte você mesmo os seus gráficos - GeoGebra
Compre clicando no link ou utilizando o cupom "ALEMDOSCALCULOS" e tenha acesso ao curso vitalício por apenas R$75,00.
Acesse o Curso